Investigadores de Coimbra lideram consórcio para desenvolvimento de nova geração de tecnologias

Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio que está a desenvolver soluções inovadoras e de baixo custo no âmbito das tecnologias de informação aplicadas à área da saúde, divulgou fonte universitária.

O projecto, denominado "TICE.Healthy - Sistemas para a Saúde e Qualidade de Vida", está orçado em 7,5 milhões de euros e é liderado por investigadores da UC e do Instituto Pedro Nunes (IPN) e pela empresa HIS - E-Health Innovation Systems.

IMG 2734am

Integra uma nova plataforma tecnológica, intitulada We.Can, grande agregadora das tecnologias destinadas a promover uma melhor qualidade de vida aos utilizadores, aponta uma nota da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade, citada pela "Lusa".

É uma plataforma que vai disponibilizar de forma centralizada serviços e produtos de saúde, previamente testados e validados,

para pessoas que procuram cuidados informais e serviços, afirma Carlos Cerqueira, investigador do Instituto Pedro Nunes e da Universidade de Coimbra.

De acordo com este responsável, a We.Can funciona como um canal de informação, por um lado, mas também permite, entre outras funcionalidades, disponibilizar software a exemplo de uma loja de aplicações (app store), baseada na Internet.

O conjunto de novos produtos tecnológicos inclui ainda o Mind.Care, um processo clínico electrónico direccionado para as doenças mentais degenerativas e que permite a caracterização social e familiar e a identificação dos cuidadores, sejam eles familiares, amigos, vizinhos ou instituições de apoio social.

O AskPharma é um sistema desenhado para fornecer, com o auxílio de um assistente virtual, toda a informação relevante sobre medicamentos ou princípios activos e o Be.Aware, outro dos sistemas em desenvolvimento, permite a recolha automática de informação de localização de utentes, profissionais e equipamentos.

O consórcio integra ainda duas dezenas de empresas e outras entidades, como as Universidades do Porto, Minho e Aveiro e unidades de saúde, entre as quais os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
Na sexta-feira e no sábado os parceiros do consórcio reúnem-se no IPN, em Coimbra, para definir a estratégia de investigação, encontro que inclui uma mostra de tecnologia.

Ver Artigo

Fonte: NetFarma