Apresentação de Poster no HealthInf 2013

healthinf1

Um grupo de investigadores do Instituto Pedro Nunes e da Universidade de Coimbra submeteu e viu aceite um artigo, denominado “TICE-Healthy A Dynamic Extensible Personal Health Record”, na 6th International Conference on Health Informatics, HEALTHINF 2013.

O propósito da conferência internacional de informática em saúde (HEALTHINF) é reunir investigadores e profissionais interessados na aplicação de tecnologias de informação e comunicação a cuidados de saúde e medicina em geral e, em particular, para o apoio especializado a pessoas com necessidades especiais. (A HEALTHINF faz parte da BIOSTEC, a conferência internacional conjunta de Engenharia de Sistemas Biomédicos e Tecnologias).

healthyinf2No passado dia 13 de Fevereiro de 2013, a equipa de investigação esteve representada na conferência em Barcelona, Espanha, por um dos seus membros (Pedro Catré), onde foi apresentado um poster do artigo e foi demonstrado o componente de configuração do Personal Health Record – um repositório de informação clínica de um indivíduo cuja manutenção pode ser efectuada pelo próprio ou pelos seus prestadores de cuidados de saúde – que está a ser desenvolvido no âmbito da iniciativa TICE.Healthy. Este PHR terá que satisfazer as necessidades de diversos fornecedores de serviços com requisitos evolutivos, pelo que terá que ser extremamente flexível.

O componente apresentado, denominado TICE.GenericEntity, serve de base a outros projectos e permite o ajuste e extensão dinâmicos da estrutura de dados, regras de negócio e camada de apresentação de aplicações, mesmo em ambiente de produção. Desta forma, este sistema permite a configuração de um PHR que dará suporte a cuidados de saúde informais de uma forma simples, flexível e extensível, podendo ser adaptado dinamicamente aos requisitos dos fornecedores de serviços da plataforma evida.