Europa classifica Coimbra como cidade referência para o envelhecimento saudável

A distinção foi aprovada durante o encontro European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, projeto-piloto da UE de inovação para o envelhecimento ativo e saudável, que visa "aumentar a esperança média de vida saudável dos europeus por dois anos, em 2020", através, designadamente, da melhoria da saúde e qualidade de vida e da garantia da sustentabilidade dos sistemas de cuidados de saúde e sociais.

A cidade e região de Coimbra é "a única área portuguesa classificada com esta distinção e passa a estar incluída no conjunto de 32 regiões europeias de referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável", salienta uma nota do gabinete do presidente do município.

A candidatura de Coimbra àquela classificação, coordenada por João Malva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), foi feita através do consórcio Ageing@Coimbra e envolveu a parceria institucional entre a Câmara Municipal, a UC, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes.

"O galardão confirma os argumentos de que a cidade dispõe, em termos de qualidade de vida, de serviços de saúde, de equipamentos e infraestruturas desportivas e de serviços municipais de apoio aos idosos, entre outros", sublinha a autarquia.

Para o presidente do município, João Paulo Barbosa de Melo, que participou na reunião que decorreu hoje em Bruxelas, a distinção "abre um enorme leque de possibilidades, oportunidades de melhoria e oportunidades de financiamento para o cluster da saúde em Coimbra, que se afirma como um dos mais decisivos do país".

naom 50dd71560addc

Fontes:

http://www.noticiasaominuto.com/pais/86747/coimbra-é-cidade-referência-para-o-envelhecimento-saudável#.UeauVOBG6vR

http://idademaior.sapo.pt/bem-estar/boa-vida/europa-classifica-coimbra-como-cidade-referencia-para-o-envelhecimento-saudavel

 

Data: 1 de Julho de 2013